quinta-feira, 12 de julho de 2007

" Cidadania"

Esse texto, foi uma conclusão de um capítulo do livro da professora Amália, sendo esse um trabalho que apresentei na aula de filosofia do curso de Direito.
Ao ler esse brilhante capítulo sobre CIDADANIA, cheguei a conclusão de que ser cidadão é uma das mais importantes conquistas que o homem alcançou,pois,falar em cidadania,é falar em direitos, liberdade,igualdade,participação,democracia,etc. No entanto nem todos tem a compreensão dos seus direitos(do que é ser cidadão),assim sendo, é preciso haver uma educação ou formação de cidadãos,pois,é necessário que o cidadão participe,seja ativo,faça valer os seus direitos.Esses direitos não foram conferidos, mas conquistados,ou seja,a cidadania nos dá direitos de participar ativamente da vida e da formação do governo de nossa nação.
Se olharmos para os tempos da antiguidade, e focarmos principalmente na Grécia antiga, iremos notar que nem todos eram cidadãos, pois só tinham direitos de participação na vida política e social da Grécia, os que eram adultos,livres e naturais de Atenas.
Quando olhamos os pensadores que o texto se refere,podemos notar que Hobbs nos mostra, que todo homem nasce em um estado de natureza egoísta e buscará a sua sobrevivência,com isso, a sociedade poderia se acabar por violentar-se um ao outro, assim sendo, esse individualismo, neutralizaria a coletividade.Porém “Roussseau precisou demonstrar que a sociedade civil é capaz de produzir cidadãos, assegurando-lhes o gozo de direitos e de deveres, eliminando-se, desta forma, a exploração de um homem sobre outro”.Acredito eu, que Rousseau propunha uma formação de Estado, onde todos sejam participantes,onde houvesse coletividade, e portanto houvesse cidadania.
Portanto ser cidadão é estar incluído na vida social, é ter direitos de participação política, é construir novas relações e consciência, e viver em democracia.

Um comentário:

emilene disse...

Bom, nem sei como funciona direito esse negócio de Blogger pq nunk entrei em um, mas vou tentar...
Bom, meu nome é Emilene, sou d Cambé -PR, ñ conheço o Vanildo pessoalmente, e o conheci através d um outro amigo Edmilson.
Esse acontecimento, foi a melhor coisa q poderia ter aparecido em minha vida, e na hr q eu estava precisando.
Sou católica, e por isso fui confessar quinta agora (12/07/07), e conversando c o Padre, contei minha ligação c esses meus 2 amigos virtuais. Ele disse q algo igual aconteceu c ele e uma amiga d mto longe...
Eu disse a ele, q mesmo sem os conhecer, sempre q eu estou mto mal, precisando d uma ajuda espiritual, d amigos etc...O Vanildo me manda um torpedo sempre c mensagens lindas da Bíblia. Eu ñ me surpreendo pelo conteúdo da mensagem, pois a plavra d Deus serve p todos nós em diferentes situações. A questão é, ele me manda torpedos mto raramente, n é uma ação frequente, mas sempre qdo manda to num buraco, ou to perdida, enfim, parece q ele sente qdo n estou bem e me acolhe c suas palavras...Assim comecei a chamá-lo de meu anjo da guarda...Pois ele mesmo disse q Deus está conosco e fala c a gente o tempo todo....E o padre me disso o mesmo, q esses tipos d amigos, são nossos anjos da guarda...
Então, através desse simples gesto, gostaria d agrader por vc, Vanildo, e vc, Edmilson por fazerem parte da minha vida....
Nunk me esquecerei d vcs...
Obrigada por td...
Amos vcs meus irmãos e meus anjos da guarda....Q Deus continue abençoando e iluminando o caminho d vcs...
Bjus... Emilene André...14/07/07

Esse era o recado q eu ia deixar no seu blogger...hehehe

Quem sou eu

Minha foto
"Sou de Arenapolis MT,encaro a vida com objetividade e paixão,pois penso eu, que se não formos objetivos em nosso estilo de viver e não colocarmos amor em tudo que vinhermos a fazer,não conseguiremos muita coisa não.Acredito que se não repensarmos nossos conceitos de vida e pensamento,seremos moldados pelo atual século(onde a promiscuidade,sexualidade explicita,avareza,deturpação das morais e valores,destruição do homem segundo a vontade de DEUS).Sei que estou longe de ser perfeito,mas mesmo diante a minha imperfeição,tenho dentro do meu coração,a vontade de vencer,o desejo de alcançar,a persistência de tentar,a força de lutar,a coragem de encarar o sistema terreno, para estar bem próximo do MESTRE,PAI,SENHOR,REI,AMIGO, SOBERANO,o meu DEUS".